quarta-feira, 5 de agosto de 2020


...E O PALHAÇO, O QUE É?

     ―  No  próximo dia 27 deste mês, comemora-se o Dia Nacional do Palhaço.  Foi exatamente nesta data,  há 123 anos atrás,  que nascia Abelardo Pinto – o maravilhoso palhaço PIOLIN – considerado,  nada mais, nada menos pela conceituadíssima revista americana Time”, como “o melhor palhaço do mundo.

Umas poucas pinceladas da HISTÓRIA DA ALEGRIA

Segundo a tradição circense,  a única maneira de ser palhaço é nascer com um certo dom Esta explicação se dá por causa da história do primeiro palhaço.

Um certo dia de dezembro,  em um paupérrimo bairro russo da gélida São Petersburgoacontecia um espetáculo de circo que estava atrasado,  porque faltava um dos artistas.  A platéia já gritava ansiosaO dono do circo para aliviar a tensão jogou lá no meio do picadeiro um garoto, filho de um trapezista que lá trabalhava.  A plateia toda em silêncio e o menino sem saber o que fazerDe repente, ele todo atordoado, ao tentar dar meia volta para se esconder acabou tropeçando, caindo de cara no chão.

A platéia foi ao delírio em suas gargalhadas,  principalmente,  ao ver o rosto do menino com seu nariz absurdamente vermelho.  (E é por isso que o nariz do palhaço é vermelho) .

Dizem que quando os pais circenses querem saber se seus filhos nasceram para serem  palhaços
,  os colocam no meio do picadeiro para ver como eles se saem.  Se eles tiram risos da plateia: serão palhaços.  Se não, seguirão para outros caminhos do circo.

Crédito da foto:  Dreamstime

Embora os palhaços não possam ser facilmente identificáveis através da aparência,  eles frequentemente aparecem pesadamente maquiados e fantasiados.

Tipicamente,  usam sapatos grandes,  roupas largas ou em tons berrantes, com cores brilhantes e em padrões não usuais, ou cheias de remendos. Também costumam usar chapéus alegóricos,  perucas ou penteados com estilos ou cores incomuns,  além de um falso nariz redondo,  de cor vermelha,  uma característica intimamente associada à estória narrada no início desta postagem.

Crédito da foto: Can Stock Photo

Os palhaços costumam evitar o uso de maquiagens azuis,  pois ficou convencionado  que esta pintura  traz má sorte”, por seruma cor triste   

É tradição dos palhaços não desejar boa sorte a outros palhaços,  no lugar disso utilizam expressões como "quebre a perna". Dizer "boa sorte" a um palhaço é considerado como "olho grande",  ou inveja.

Crédito da imagem: Dreamstime - Luís Lago_Photo'S

Grandes e inesquecíveis palhaços brasileiros

PIOLIN

Crédito da imagem: Vai-e-vem da Vida (Reprodução)

É o mais popular palhaço brasileiro!  Abelardo Pinto, filho do dono do Circo Americano,  tornou-se Piolin em 1918.  Além da veia cômica,  as habilidades como ginasta eram seu ponto forte.  Ele chegou,  segundo a conceituadíssima  revista americana "TIME", a ser considerado o melhor palhaço do mundo.  No Brasil,  era chamado de o "rei dos palhaços" , e na Semana da Arte Moderna, em 1922,  foi aclamado pelos intelectuais da época como o verdadeiro artista tipicamente brasileiro.  O Dia Nacional do Palhaço é uma homenagem para essa grande figura que foi Piolin,  nascido justamente em 27 de agosto de 1897.

CHICHARRÃO

Crédito da Imagem:  UOL Mais

José Carlos era um membro da conhecida família dona do Circo Irmãos Queirolo.   Ele foi o único de sete irmãos que nasceu no Brasil, o que diga-se de passagem aconteceu por acidente,  enquanto os pais se hospedavam no Rio Grande do Sul para se apresentarem logo do outro lado da rua, no Uruguai.  Nascido em 1889Chicharrão dedicou toda sua vida ao circo, ficou conhecido como o "príncipe dos palhaços" e como legado deixou outras figuras circenses importantes para a cultura nacional:  o filho,  o palhaço Torresmo,  e o neto,  Pururuca.

TORRESMO

Crédito da imagem:  Bússola Cultural

José Carlos,  inicialmente chamado de Chicharrãozinho,  trocou de nome para Torresmo,  uma referência ao apelido do pai,  Chicharrão, do espanhol "chicharrón", ou seja, "torresmo".   Com o circo da família, ele viajou o Brasil todo e foi a diversos países do exterior.  Tinha outros dons além da arte cômica, cantava tangos, tocava saxofone e violino.   Torresmo trabalhou em rádios e juntou-se ao Circo Alcebíades, da família de outro palhaço que se tornaria seu grande companheiro:  Fuzarca.  Em 1950, ele trocou o picadeiro pela TV depois de participar do programa de Luiz Gonzaga.  Em mais de 30 anos de programas, Torresmo  atuou em quase todas as emissores. Primeiro, ao lado do grande amigo Fuzarca  e, após a morte do companheiro em 1964, ao lado do filho,  Pururuca,  que na época tinha apenas 15 anos.   O palhaço Torresmo gravou 80 discos infantis e participou de cinco filmes.  

FUZARCA

Crédito das imagens:  Veja SP (divulgação)   /  TV Tupi  (Reprodução)

Albano Pereira Neto nasceu em 1913 e também pertencia a uma família circense.  O pai era dono do Circo Alcebíades­, onde conheceu o companheiro Torresmo.  Juntos, eles foram pioneiros ao levar o picadeiro para a televisão e 1950.  Famoso no mundo circense, Fuzarca já havia atuado em dupla ao lado de outros palhaços, como o grande   Piolin.  Além dos trabalhos em programas cômicos para a TV, o artista Albano Pereira Neto (Fuzarca)  esteve em várias novelas e seriados.

ATCHIM & ESPIRRO

Crédito d imagem:        Bol UOL

Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira se conheceram em 1982 e, um ano depois, formaram a dupla Atchim e Espirro, que atuava no programa "Turma da Pipoka",  na TV Gazeta.  O sucesso foi tanto que eles ganharam uma atração própria na emissora,  chamada "Brincando na Paulista".  Com a popularidade em franca ascensão, eles foram chamados pela Bandeirantes para fazer o "Circo da Alegria".  Artistas tipicamente de televisão, os dois ganharam fama nacional depois de se apresentarem no "Xou da Xuxa", na Globo, e gravaram diversos discos.  Eles chegaram a se separar por um período,  mas retomaram a carreira juntos algum tempo depois.

 

ARRELIA

Crédito da imagem:  Bol  UOL

Waldemar Seyssel, assim como diversos outros exemplos dessa lista, nasceu em berço circense e desde os seis anos de idade já atuava nos picadeiros.  Em 1953,  foi o primeiro da família a trocar o circo pela televisão.  Deu certo,  pois apenas dois anos depois já era dono do próprio programa, o "Cirquinho do Arrelia",  na Record,  que ficou no ar por 11 anos.  Ele é um dos palhaços mais lembrados de sua geração,  principalmente por conta do físico alto e desengonçado,  além do talento nato, é claro.

 PIMENTINHA

Crédito da imagem:  Luís Lago_Art'S

Seguindo os passos do tio, o palhaço Arrelia, Walter Seyssel,  o Pimentinha, foi mais um membro da família que deixou os picadeiros para viver o sonho da televisão. Além de ter trabalhado com o tio no "Cirquinho do Arrelia",  na Record,  fez um filme com os Trapalhões em 1975.

 CAREQUINHA

Crédito da imagem:   Bol UOL

George Savalla Gomes nasceu em uma família circense,  mas deixou os picadeiros de lado em prol da televisão ainda nos anos 50,   aonde estourou nacionalmente,  sendo um dos maiores sucessos da TV da década de 1960. Ele fazia programas regionais pelo Brasil todo e era transmitido nacionalmente pela Tupi.  Na década de 1990,  Carequinha teve um programa na extinta Manchete e seu formato,  posteriormente,   migrou para o "Clube da Criança", da Xuxa, e depois Angélica.

Um idiotizado palhaço, por mais incrível que possa existir.

Lá pelas bandas do Lago Paranoá existe um  certo indivíduo, outrora capitão das nossas Forças Armadas  Alguns  o rotulam de "estadista",   embora ele se encontre a bilhões de ano-luz de ser isso.   Algumas vezes ele pretende se vestir de palhaço.   (Uma ofensa, diga-se de passagem, a essa classe tão nobre como vimos nos tópicos anteriores)

 No fundoele é tão artificial quanto o lago Paranoá, que foi  idealizado em 1894 pela Missão Cruls,  e concretizado com a construção de Brasília, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Esse sim, um verdadeiro e absoluto ESTADISTA.  

lago,  formado pelas águas represadas do Rio Paranoá,  tem assistido às maiores palhaçadas do ex-capitão Desde a entronização de outro palhaço-humorista,  posudo com a faixa presidencial e o carro oficial;   passando por ofensas à jornalistas ao usar gestos obscenos e palavreado de botequim de ponta de rua passando pelo desrespeito à dor e ao luto de famílias vítimas da Covid-19Toda essa absurda demênciasem contar os gastos do dinheiro púbico (nosso dinheiro) em suas viagens de alimentação à sua patológica ganância de uma reeleição

Nessa doentia quimera, caminha ao seu redor uma HORDA DE FANÁTICOS,  tão ATOLEIMADOS quanto o próprio.

Crédito da foto:  Dida Sampaio  /  Estadão

Crédito da foto:  Jornal de Brasília 
Crédito da foto:    O Antagonista    /   Facebook
Crédito da foto:    Alan Santos   /   PR

Crédito da foto:  André Borges  /  Metrópoles

Crédito da imagem:  Adriano Machado  /  REUTERS


FONTES:  O Estado de S.Paulo  /  A Folha de S. Paulo / Jornal de Brasília / Correio Braziliense  / VEJA  /  ÉPOCA  / ISTO É / TIMES Magazine /  VALOR Econômico /  The New York Times / O Antagonista / 
UOL Notícias / Facebook / Twitter 



COMENTÁRIOS:  

Os comentários podem ser enviados diretamente para a direção do Blog, utilizando-se do e-mail:    alabiluis@gmail.com


Ou, se anonimamente, utilizando-se do espaço específico abaixo.

 




10 comentários:

  1. TODAS as postagens do Blog BARRACO DO LAGO, são muito bem elaboradas, muito bem escritas. Mas essa atual sobre os PALHAÇOS, é de uma BELEZA ímpar. Uma riqueza de INFORMAÇÃO, de forma leve e graciosa. -- O ENCERRAMENTO da postagem, é de um primor incomparável. PARABÉNS. PARABÉNS. PARABÉNS. -- Clarice do Valle -- São Conrado, Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, minha Querida Clarice. Com esse agradecimento, vão as minhas SAUDADES IMENSAS. Um dia, Clarice, essa malvada Covid-19 vai findar e voltar pra onde ela jamais devia ter vindo. Então, vamos todos nos vingar dela. Nossa vingança será a de NOS ABRAÇARMOS, NOS BEIJARMOS, com ABRAÇOS e BEIJOS insaciáveis. Essa danadinha da Covid-19 que nós aguarde! -- Agora,e mais efusivamente, MUITO OBRIGADO. E mais efusivamente, meus BEIJOS sem fim, minha Querida Clarice.

      Excluir
  2. Parabéns, pessoal do BARRACO DO LAGO. Vocês estão mandando bem! CONTINUEM, valeu? BJS💕. Maria Helena Scheller - SÃO PAULO, Capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena, com os nossos beijos, vão os nossos agradecimentos. Continuaremos, sim. Primeiro, por ser essa nossa sina. (Uma deliciosa sina). Depois, para poder receber o carinho das nossas Leitoras e dos nossos Leitores. Mais uma, Maria Helena, MUITO OBRIGADO.

      Excluir
  3. Acabo de receber da Maria Helena a sua MARAVILHOSA postagem, em comemoração ao Dia do Palhaço. Digo de passagem, que num sabia da existência dessa Festividade MUITO MERECEDORA. Todos nós já aguentamos nossas tristezas com as peripécias dos palhaços nós circos de nossas existências. Por isso tudo, fico PROFUNDAMENTE AGRADECIDA 🌹de ter recebido seu TEXTO-HOMENAGEM. -- Num posso deixar de registrar a alusão ao LOUCO Bolsonaro. O que ele feito, nem o Jânio Quadros com toda a sua demência praticou. Por falar em Jânio, ele pelo menos teve a HOMBRIDADE de RENUNCIAR. --- Fugi do propósito de minha mensagem. Me desculpem. 💖 Parabéns, muitos APLAUSOS. Vamos juntos, em frente. 💖🎶🌹Eliane Lima, São Paulo, Sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imensamente GRATOS por seu saboroso comentário. Ele é profundamente incentivador. Sua referência ao Jânio foi MARAVILHOSA. Ele muito realizou enquanto prefeito e governador de São Paulo. Doido varrido kkkk Mas jamais BOÇAL como o "Doutor"Jair. -- Deixemos esse animal prá EMAS dele. --- MUITÍSSIMOS GRATOS, Eliane. BEIJOS.

      Excluir
  4. Olá, pessoal do BARRACO DO LAGO. Obrigado por me fazer recordar das alegrias que o Carequinha, o Arrelia, o Pimentinha, e o Torresmo, tanto me fizeram bem na minha vida muitas vezes atribulada. Eles foram um bálsamo. Bem por isso, sua Postagem me emocionou muito. OBRIGADO. De coração! --- KLEBER DE SOUZA NETO -- Laranjeiras, Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA, Kleber. Que bom que você tenha apreciado tanto a nossa Postagem emHem aos PALHAÇOS, esses MARAVILHOSOS "bombeiros" de nossas tristezas. Quando nossa agenda do smartphone nos chamou atenção para a data comemorativa do dia 27, logo nos veio às nossas mentes em( turbilhão) as GARGALHADAS benfeitoras produzidas pelos NOSSOS PALHAÇOS, nos Circos de nossas INFÂNCIAS e ADOLESCÊNCIAS. -- Achamos, modestamente, que a Postagem está servindo prá essas explosões de bálsamo, face TANTAS BANDALHEIRAS. --- Grato, KLEBER. Seu simpático comentário nos sensibilizou muito.-- ABRAÇOS em Você, extensivos ao Rio. Esteja conosco, sempre.

      Excluir
  5. Parabéns pela EXCELENTE postagem. Fiquei emocionada em saber detalhesddetalhes vidas dos ENCANTADORES Fuzarca & Torresmo, meus preferidos entre outros. OBRIGADA 💋 Paola Queiroz -- SAMPA.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paola!... MUITO LHE AGRADECEMOS pelo seu comentário. -- Quando tomamos conhecimento da data comemorativa, ficamos TAMBÉM EMOCIONADOS pelas lembranças de NOSSOS instantes de alegria, vividos pelas GOSTOSAS ESTRIPULIAS desses FAZEDORES de BONS MOMENTOS. -- Receba,e mais uma vez, nossos agradecimentos, junto com nossos BEIJOS, Paola.

    ResponderExcluir