quinta-feira, 24 de dezembro de 2020


A magnitude da CIÊNCIA.  

E a baixeza da INDECÊNCIA.

― Este texto está sendo publicado em O GLOBO e, em sua versão, no The New York Times.

  Um bom ponta-pé inicial para esta Postagem,  seria esmiuçar o conceito de CIÊNCIA.

Sendo curto e grosso, diríamos que entende-se  como CIÊNCIA,  o conhecimento atento e aprofundado de algo. 

Também podemos ampliar um pouco mais o conceito de CIÊNCIA, dizendo que é:  um corpo de conhecimentos sistematizados, adquiridos via observação,  identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.

 Vejamos alguns FATOS marcantes no campo da Ciência:

1 A esfericidade  da Terra.

Mesmo que alguns (não poucos) “ministrossigam a concepçãoterraplanistado guru de um certo capitão,  sabe-se que a Terra éredondadesde a antiguidade. Os gregos, não só reconheceram a forma esférica da Terra desde, pelo menos, o século III a.C., mas também fizeram várias estimativas do seu tamanho. Que o digam:  Aristóteles (384 – 322 a.C.),   Arquimedes (287 – 212 a.C.),  Eratóstenes (276-196 a.C.), e o mais caçula deles: Ptolomeu de Alexandria, nascido 90 anos depois do nazareno Jesus .  O físico, matemático, astrônomo, geógrafo e cartógrafo Ptolomeu esceveu e desenhou o seu importante Almagesto, onde não só a Terra é apresentada como uma esfera, mas também se mostra  representada no plano, através de coordenadas geográficas e de três projeções cartográficas por ele elaboradas.  Lá estão desenhadas, em detalhes geográficos:  a Europa, a África e a Ásia. (Lindas, sem coronavirus, e o mais importante: sem as ordinarices e putarias  depolíticos”.

2 Eppur si muove”.

Em 1633, o  físico e matemático italiano Galileu Galilei, usando um telescópio refrator criado por ele próprio, descobriu manchas solares,  montanhas e crateras da Lua,  centenas de  estrelas da Via Láctea,  e quatro satélites de Júpiter (hoje,  sabe-se que ele tem 79 satélites).  Galileu comprovou que a Terra não estava só no Universo,  e que girava em seu eixoe em torno do sol,  o que era contrário ao pensamento da Igreja, que tinha a Terra como o Éden bíblico.  (Ainda hoje,  existem "ilustrados "ministros" que insistem que ela encontra-se inquestionavelmente parada) .  Mas, voltando à Galileu: – Ele foi ameaçado de morte pela Inquisição, caso não negasse,  perante um tribunal,  a sua tese.  Diante disso, Galileu negou;  mas num sussurro que ecoou em todo o Universo, ele disse:  "Eppur,  si muove"  (Mas,  apesar de tudo,  ela se move) .

3 Vacinação a 1ª VACINA.

A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner, no século XVIII.  Jenner nasceu em maio de 1749,  na Inglaterra.  Em 1796 realizou uma experiência que permitiu a descoberta da vacina.  Jenner observou pessoas que se contaminaram,  ao ordenharem vacas,  por um vírus advindo  de gado inglês.  Era a VARÍOLA:  uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte.  A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da VACINAÇÃO.

 

Edward Jenner   -   Crédito da imagem:  TIME magazine  (Divulgação)

Em 1798,  Edward Jenner divulgou o seu trabalho  “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”,  mudando,  a partir daí,  completamente a ideia de prevenção contra doenças.

Um parêntese importante para destacar que,  naquela época,  ainda não existia a Cloroquina e nem a sua variante, a Hidroxicloroquina.  Egraças a todos os santos  não existia nenhum boçal capitão,  ou qualquer gente de sua laia.

Agora,  vamos direto ao âmago dessa Postagem.

Neste dezembro, comemora-se duas essessicias efemérides:

115 anos da publicação da Teoria da Relatividade Especial de um talEinstein;

100 nos da publicação da Teoria da Pulsão de Morte,  também de um  tal Freud.

Vamos buscar ser o mais didático possível,  ou seja,  trocar em miúdos.  Para isso,  nós buscamos o socorro providencial de dois dedicados e capacidados cientistas, aos quais rendemos nossas homenagens e profundos agradecimentos: ―  o físico  F. Tadeu Fernandes  e  a psicanalista  M. Amélia Carvalho.

1 Einstein e seus percursores.

Crédito da imagem:  Revista Gagileu (Ciências)  /  Globo.com
Falar da Teoria da Relatividade Especial do físico Albert Einstein seria o mesmo que falar de chuva diante de aguaceiros.   No entanto a grandiosidade da Ciência (em todos os campos) está em NÃO ACEITAR SEUS POSTULADOS COMO ETERNOS.

O eminente físico nuclear F. Tadeu Fernandes,  ressalta que o físico austríaco Ernest Mach (1838 - 1916) esteve profundamente envolvido na evolução da física,  a ponto de Einstein (1879 - 1955) homenageá-lo por ter sido ele,  Mach,  a pessoa que criou uma cultura científica dentro da qual desenvolveu suas ideias para a Teoria da Relatividade Especial de Einstein.

Ernest Mach  -  Crédito da imagem:  Future Sciences  (Divulgação)
Em outras palavras, Ernest Mach antecedeu e embasou a teoria de EINSTEIN, da mesma forma que fora precedido por Isaac NEWTON  (1643  - 1727).

2 Freud  e sua percursora.

Freud    -    Crédito da imagem:   Live Journal
Assim como a inquestionável Teoria da Relatividade Especial do Einstein, como bem lembrou o físico nuclear  F. Tadeu Fernandes , foi precedida pelos estudos e postulados de Ernest Mach,  a revolucionária Teoria da Pulsão de Morte do médico austríaco Sigmund Freud (1856 - 1939),  foi precedida pela criação e elucidação do Conceito de INSTINTO DE MORTE , da pioneira da psicanálise Sabina Spielrein,  como nos lembra a psicanalista  M. Amélia Carvalho.

Sabina Spielrein   -  Crédito da imagem:  Printerest.com
SABINA Nikolayevna SPIELREIN,  nasceu na antiga Russia,  de uma família de mercadores judeus,  e foi assassinada em 1942 por soldados nazistas a mando do mito Adolf Hitler,  que abominava os avanços da Ciência,  à semelhança escarrada e cuspida de um seu ordinário imitador tupiniquim, o qual, acidentalmenteroda a sua imunda fantasia no Planalto Central do País.

 PARTE 2 ― INDECÊNCIA (ou PUTARIA, se assim preferirem).

Deixemos a magnitute da Ciência para, a contra-gosto,  nos melar na baixeja da putaria planaltina.

São inúmeros os CRIMES CONTRA A HUMANIDADE que um certo Capitão Cloroquina o qual atende pelo nome de batismo de Jair Messias Bolsonaro vem cometendo,  dia sim e outro também.

Crédito da imagem: Luís Lago Photos&Arts  -  Foto-montagem sobre foto de: Mauro Pimentel / AFP
Desde que por puro acidente de uma criminosa facada  (que o impediu de arreganhar sua burrice nos debates públicos pela TV),  o mentecapto capitão vem ocupando a cadeira da presidência da República antes ocupada por estadistas  como Washington LuísJuscelino Kubitschek,  e Fernando Henrique Cardoso,  por exemplo.

Tal um tresloucado  (à imitação,  nos mínimos detalhes,  do fascinora Hitler), vem abusando de seus crimes políticos,  por crer encontrar-se sustentado  pelo aparelhamento militar que montou,  assim como por uma mílicia paralela.  Com esse aparato,  busca salvaguardar a si própio,  a seus familiares e aos seus delinquentes amigos, tais como:  Chico Rodrigues  (o senador flagrado com dinheiro na cueca),   ou Arthur Lira seu  liderna Câmara,  denunciado em um esquema de rachadinhas,  tal qual seus rebentos.

E, o mais notório desses delinquentes amigos:  Fabrício Queiroz o dedicado arrecadador das rachadias  (e fiel depositante em contas de parentes do amigo capitão.   

 Isso para ficar só nesses exemplos de impolutos" e  "íntegros Companheiros e Amigos.

Para que não nos acusem de exagero,  no final desta Postagem, vamos expor algumas fotos e vídeos (sempre acopanhados das devidas fontes, claro).

Um CRIMINOSO CONTRA A VIDA de CENTENAS DE MILHARES de brasileiros.

--  NATAL DE 2020   -- 
 
190.515  BRASILEIROS MORTOS por Covid-19
A progressão geométrica da pandemia no Brasil é resultado direto do modo irresponsável como o (des) governo de Jair Messias Bolsonaro  vem lidando com a crise desde o início.  (Se aqui, nós registramos  seu nome de batismoé para que,  assim,  possa vir  a ser julgado e condenado,  internacionalmente,  por CRIME CONTRA  A HUMANIDADE).

Já está gravado nos anais da infâmia nacional o dia em que Bolsonaro classificou a Covid-19 de “GRIPEZINHA”, e que tudo "não passa de HISTERIA”, e tantas outras afirmações que denotam TOTAL DESRESPEITO PARA COM OS MORTOS, e PARA COM AS FAMÍLIAS ENLUTADAS;  Toda essa animalidade comportamental é em função, tão somente,  de não ter comprometida a economia, e  (o que é pior)  PARA NÃO PREJUDIAR O SEU PROJETO DE REELEIÇÃO. – Uma vez mais está caracterizado seu abnominável CRIME CONTRA A HUMANIDADE.

Assista ao vídeo abaixo com várias de suas criminosas afirmações:

Uma outra colaboração criminosa de sua parte, para a dessiminação do mortal vírus, foi trocar de ministro da Saude TRÊS VEZES NO MEIO DA CRISE e tudo porque os dois anteriores Luiz Henrique Mandetta  e  Nelson Teich,  ambos médicos,  insistiam em se socorrer  da ciência para poupar vidas em vez de fingirem que a pandemia não existia, como queria o magnânimocapitão.           

 O CRIME MAIOR.

Atual "ministro da Saúde", General Eduardo Pazuello  -  Crédito da foto:  Pedro Ladeira / Folhapress  / Agência O Globo
Ao entronizar um pau mandado,  despreparado a ponto de não saber o que é um estetoscópio;  o que é uma bula,  e nela,  não saber o que é posologia;  o que é indicaçãoes; o que é contra-indicações;  o que é efeitos colaterais.

  E o cúmulo dos absurdos o que é o SUS.

 Para o megalomaníaco capitão,  essas coisas”  valem menos que o cocô do cavalo do bandido nos filmes de faroeste;  lá onde as armas matam mais que as palavras.

O atual  ministro da saúde general Eduardo Pazuello, que ficou nada menos que quatro meses interino,  ganhou a titularidade, a despeito de sua flagrante falta de qualificação para o cargo,  porque deve ter convencido o capitão de que ali estava um soldado raso disposto a fazer tudo o que o chefe mandasse, mesmo que mais alguns milhares demaricas morressem no caminho, como de fato aconteceu.

Para o capitão, em sua patológica sede de poder,  o importante é se manter em suacadeira”–  embora tosca e suja duas, três, e mais vezes, custe o que custar.

Afinal essa é uma terra de maricas”, de viados” ,  de baiotalas”, aonde – como profetizou o arguto capitão todos vão morrer um dia, fazer o quê”?

Como diz o pantaneiro ao ver o criminoso que fez o seu Pantanal em chamas  se divertindo em cima de um cavalo :  – “Tem nada não.  Um dia uma cobra esperta pica o cavalo dele,  e ele, caindo do cavalo, vira um tição pra eu acender meu pito”.

Crédito da foto:  André Ladeira  /  APPhotos  /  Valor Política  -  Globo.com
Enfim:  para o Capitão Cloroquina, o fundamental não é salvar as vidas dos brasileiros, mas salvar as peles de seus parentes e amigos.

Veja agora, abaixoalgumas fotos e  vídeos que registram "estranhas" amizades, e "esquisitos cambalachos".

Deliciem-se,  mas evitem os vômitos, “talkey”?

 

Uma confraternização para possíveis ajudas finanaceiras?  -  Crédito da imagem:  Twitter Jair Bolsonaro

Queiroz e o Capitão o lazer de dois velhos amigos.  -   Crédito da foto:  Jornal do Brasil  (Divulgação)

Foto-montagem sobre depósito de R$ 89 mil na conta de Michelle Bolsonaro por Fabrsio Queiroz.

No vídeo abaixo, a denúncia sobre o depósito feito por Queiroz na conta  de Michelle Bolsonaro


No vídeo abaixo, o capitão manifesta solidariedade à Queiroz, quando de sua prisão:   -- "Parecia que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra."



FONTES BÁSICAS DESTE ARTIGO :  Físico nuclear  Francisco Tadeu Fernandes  / Psicanalista  Maria Amélia Carvalho

FONTES COMPLEMENTARES  DESTE ARTIGO:   O Estado de S. Paulo / O GLOBO / The New York Times /  Veja-Abril / ISTO É / ÉPOCA  / The Washington Post  / Folha de S. Paulo / TV Globo  / G1 / Jornal de Brasília /  Jornal Braziliense / REUTERS / AFP

 

    COMENTÁRIOS:

Os comentários podem ser enviados diretamente para a direção do Blog utilizando-se do e-mail:

luis_lago1990@outlook.com

 

Ou, se anonimamente, utilizando-se do espaço específico abaixo.