sexta-feira, 29 de maio de 2020

PIOR DO QUE ANDA, NUM PODE FICAR

 ―   Assim termina a canção satírica de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, interpretada pelo Ary Toledo.   Narra a experiência de vida de um cearense que um dia, cansado que estava da fome que tinha",  deixou o seu Ceará num pau-arara, com duas calças velhas e uma violinha,  e se mandou para o Rio de Janeiro   esse recanto tão idolatrado por um certo capitão chamado Jair.  (Mas isso já é outra história).

Nota:  O crédito da foto de Bolsonaro e Moro com máscaras, e que ilustra o título da postagem, é de Rodrigo Bento / The Intercept Brasil / Getty Images

O cearense, personagem da tragicômica canção do Carlinhos Lyra e do Vinicius de Moraes, dançava xaxado na praia de Copacabana e comia gilete para aplacar a fome. 
Charge de Dálcio
    No final,  ele acaba voltando para o seu Ceará.  Não pela vida extrema que levava, senão pela situação política-social da época.  Ele volta para o seu Ceará,  sentenciando que pior do que andanão pode ficar (a situação política-social do Brasil na época).

Os meses e os dias de hoje são diferentes daqueles pertencentes aos Anos de Chumbo da ditadura militar ( 1º de abril de1964 a 15 de março de 1985).  Eles se diferem,  porém, para bem pior.   A sombra escura que se avizinha nos cobrir hoje,  é a do FASCISMO. Quem duvidar,  basta dar uma olhadela em qualquer compêndio de História da Civilização, ou de História Geral.
Lá se deparará com a visão mais aguda do que esta pequenina explanação que colocamos aqui:  O FASCISMO é um movimento político e filosófico ou um REGIME DE EXCEÇÃO  como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922, aproveitando-se da economia destroçada e do desemprego elevado, no pós-Guerra
Credito da foto:  Keystone/ /  Getty Images
O FASCISMO faz  prevalecer os conceitos de NAÇÃO, RAÇA e CREDO RELIGIOSO sobre os valores individuais.  Ou seja: sua ideologia é autoritária, violenta, racial, e nacionalistaO regime fascista  quando estabelecido em um País, este passa a ser dirigido  por um  GOVERNO AUTOCRÁTICO,  centralizado na figura  DITATORIAL do governante.  A imposição do sistema é feita com o apoio de grupos de MILICIANOS ARMADOS, com esse propósito.  
Aqui,  coladinhos a nós, os venezuelanos padecem sob o fascismo imposto pelo Hugo Chaves  (lembram-se dele?), e mantido pelo seu “lugar-tenente” Nicolás Maduro,  por força de sua milícia armada.  

O PEIXE MORRE PELA BOCA, diz o ditado.

Por falar em Hugo Chaves,  leiam as consideração de um certo Deputado Federal pelo PSC(Rio), chamado JAIR MESSIAS BOLSONARO sobre o caudilho venezuelano, quando da entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 4 de setembro de 1999, sábado, Página A-7 e republicada pela Veja em sua edição de 12 de dezembro de 2017, às 7 horas e 46 minutos.  É um primor!...
FAC-SÍMILE da entrevista do então Deputado JAIR MESSIAS BOLSONARO sobre o caudilho-ditador HUGO CHAVES, para o jornal O Estado de S. Paulo em 4 de setembro de 1999, sábado, Página A-7   /    Foto do Deputado Bolsonaro feita pelo fotógrafo Dida Sampaio.
Se porventura a reprodução do fac-símile não permitir uma boa leitura , amplie-a, por favor,  para uma melhor clareza.
De qualquer forma, vamos transcrever uma boa parte dos textos da entrevista:
Chávez é uma esperança para a América Latina e gostaria muito que essa filosofia chegasse ao Brasil, disse o parlamentar.Acho ele ímpar.  Pretendo ir a Venezuela e tentar conhecê-lo.
 Acho que ele vai fazer o que os militares fizeram no Brasil em 1964, com muito mais força.  Só espero que a oposição não descambe para a guerrilha, como fez aqui".
Ele não é anticomunista e eu também não sou.  Na verdade, não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar.  Nem sei quem é comunista hoje".

Para quem achar que se trata de fake news (tão em moda hoje em dia), logo abaixo está o link.  Clique nele, se assim o desejar.


Depois dessas e outras, depois desse "casamento" com a doutrina fascista venezuelana, depois da pregação da importância do armamento, faz-se necessário ficarmos SEMPRE ALERTAS,  como rezam os escoteiros, ou acabaremos amargando os infortúnios de um regime de exceção,  onde serão jogadas no lixo as liberdades civis e humanas do Estado Democrático de DireitoTal qual estão padecendo os nossos vizinhos venezuelanos.


É PRECISO SONHAR
― “I have a dream.” 
Revelou o pastor protestante batista  – e ativista  politico americano  Martin  Luther King Jr.
Martin Luther King     –    Imagem:  The Washington Post   /   Video: Study.com
Ao iniciar o seu discurso público realizado em 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, DC, ele conclamava para a igualdade entre as pessoas.  Eu tenho um sonho  disse, com a suavidade característica de sua voz,  para uma multidão de 500 mil pessoas: a união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos,  no futuro.  
Crédito da foto:   Freepik

Nós também temos um sonho:a CONTENÇÃO DA DISSEMINAÇÃO do novo CORONAVÍRUS. 

A concretização desse sonho é mais exequível do que aquele do Luther King.  Obviamente, não é do dia pra noite.  Existem  “n” variáveis (estamos cansados de saber), entre as quais – sem dúvida alguma  – o hiper fundamental ISOLAMENTO SOCIAL.
Essa variável tem tido seu controle prejudicado por pessoas que necessitam ter seus ganha-pães,  no mínimo obtidos;  outras,  por negligência;  e outras,  por boçalidade.  Estas últimas arraigadas ao fanatismo  por um doente mental,  rotulado de "mito",  o qual se julga acima de tudo e de todos,  mas não passa de um mero histrião.
O comediante Carioca fazendo uso da faixa presidencial e do carro oficial, junto ao histrião Jair "messias" Bolsonaro   Crédito da foto:  Dida Sampaio /  Estadão 

NOSSO SONHO PARTICULAR
 Desde a tenra infância, nos fascina o Universo.  No início, o limite ia do movimento sol durante os dias, e da lua durante as noites cheias de pingos de estrelas.
Crédito da imagem    Freepik  
O aprofundamento dos anos de nossa vida, se fez acompanhar com o do Universo.  Depois vieram os planetas do Sistema Solar;  e aqueles alhures: os exoplanetas,  nas inumeráveis galáxias vizinhas e distantes da nossa Via Láctea. 
 Galáxias  além da nossa galáxia Via Láctea    -   Imagem:  Telescópio Hubble /  NASA  -   
Em milhares desses planetas,  vidas   pululam em suas diversas formas.  Em outros tanto, as pesquisas são intensas e contínuas.

Cá mais perto de nós, gira uma estação espacial. 
Estação Espacial Internacional   -   Imagem:   NASA
Nela coabitam cosmonautas: mulheres e homens russos, americanos, hindus, chineses,  e ou de quaisquer outras nações, independente de credo político ou religioso, desde que tenham a Ciência como norte total e absoluto.

Cosmonauta brasileiro Marcos César Pontes   -   Imagem:  NASA
O nosso astronauta – ou cosmonauta, como preferem os russos – Marcos César Pontes,  foi um dos felizardos que esteve em missão de estudo, retornando após 6 meses,  junto com o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov. 
Imagem:    NASA e Agência Espacial Brasileira
Após cumprir uma quarentena de 8 dias, e passados alguns anos, o Marcos Pontes está gravitando em outros espaços siderais:  foi convidado para ocupar um ministério no (des) governo do Jair.
                     Marcos Pontes é indicado Ministro da Ciência e Tecnologia -    Imagem:  Youtube / Gazeta do Povo  
O famoso e popular cientista Pontes, em sua finura, e peculiar simpatia serviu de “esteio” ao finório Jair (como também o fizera o economista  Paulo Guedes – mestre e doutor pela Universidade de Chicago   assim como o capacitadíssimo Juiz da Lava-Jato,  Sérgio Moro)..
Sérgio Moro e Paulo Guedes  - Crédito da foto: Dida Sampaio  /  Estadão
Quanto a nós, que já fomos desde medíocres romancistas/contistasbem como psicólogos, teólogose até jornalistas de algumas revistas falidas e jornais fechados pela Ditadura (epa lá!).  Quanto a nós que  há 15 anos  como um mero passatempo  vimos editando essas mal-escritas páginas do BARRACO para tolerantes Leitoras e  Leitores.  Quanto a nós –   concluindo – temos um lindo sonho.  Antigo e calejado, como o amor que teimamos em carregar.  Trata-se de um  sonho obsessivo de pegar um rabo de foguete e se mandar daqui, apressuradamente.

Em direção ao espaço infinito
Crédito da imagem:   Freepik:  
Nosso  cosmonauta,  Marcos Pontes  deve ser logo, logo, cuspido pelo perigoso matreiro Jair.  Tão logo ele se veja liberto da malha da máquina ignóbil, vou vencer minha timidez, e lhe pedir algumas dicas para meu sonhado voo.
Não quero a lua, já por demais pisada.
Exploração lunar pela Apolo 16    -   Imagem NASA    -  Veja / Abril    (Divulgação)
 Vênus,  pelo que estou sabendo, tem uma quentura, no mínimo 10 vezes àquela da praia Jericoacoara de Jipoca, do meu querido Ceará.
Planeta Venus   -   Imagem Nasa
 Marte,  vem sendo conspurcado pelas rodas do rover Curiosity, há mais de 9 anos. 
Rover Curiosity encontra-se há 9 anos explorando e analisando a superfície de Marre    -    Imagem:   NASA
 Quanto ao seu imediato,  Júpiter,  desde a sua origem há mais de 5 bilhões de anos atrás,  é varrido por uma tempestade de 600 quilômetros por hora.  Eu, hein!.. nem pensar!...
Júpiter e sua atmosfera com tempestades de 600 klm / hs.   -       Imagem:   NASA
Já o seu vizinho Saturno, com seus anéis de rochas de meteoritos fragmentados  cantados em versos e prosas pela doce e rebelde Rita Lee – me encanta demais; sempre me encantou. 
Saturno e seus anéis de rochas de meteoritos   -     Imagem NASA

Tem sombras e água fresca.  E, o que é mais importante:  jamais o  aloprado Jair,  por mais que se arvora de atleta ou de coisas tais,  não ousará  jamais dar as caras por lá.
Crédito da foto:  André Borges   /  Getty Images
Decidido!  Realizarei meu sonho:  viver em um mundo sem coronavírus;  sem medo e angústias;  sem chorar pelas vítimas de meus  amigos e irmãos.  E, claro sem vomitar ao assistir o desfile ignóbil de um  ex-deputado medíocre, que agora suja a cadeira já pertencente a tantos honrados dirigentes do nosso querido País.




Crédito da foto:  Hélvio Romero   /    O Estado de S.Paulo





Tá okay ?...   


 FONTES:    NASA / The Washington Post /  Biblioteca Nacional / New York Public Library  / Veja/Abril / O Estado de S. Paulo / Folha de S. Paulo / Correio Braziliense / The Times UK / Gazeta do Povo / Study. com /  Agência Espacial Brasileira / Le Monde