segunda-feira, 27 de julho de 2020


REFLEXÕES EM TEMPO DA COVID-19
  


 Parece que foi ontem,  tão ligeirinho passa-nos  o tempo”, escreveu um dia o Carlos Drummond de Andrade,  poeta mineiro de Itabira e carioca por necessidade.
Parece que foi ontem o dia 25 de fevereiro.  Mas se contarmos no calendário,  foram passados cinco meses em que o primeiro brasileiro  foi infectado pelo novo coronavírus;  um empresário paulista de 61 anos que havia retornado do norte da Itália, febril e com tosse seca. Ele foi diagnosticado positivo para covid-19 pelo Hospital Israelita Albert Einsteinapós a realização dos testes específicos.  Não foi a óbito, felizmente, e recuperou-se 2 semanas após o diagnóstico.  Sem cloroquina,  ou sem a sua irmã-gêmea hidroxicloroquina.   

Parece mesmo que foi ontem que após este primeiro caso, a coisa ganhou impulso.  DescambouExplodiu 

No momento em que rabiscamos essa postagem, o número de contaminados chegou a 2 milhões e 500 milcom um número de óbitos de 87 mil, tristemente. .


A imensa luta em busca de uma vacina.
São mais de 100 fórmulas em desenvolvimento ao redor do globo. A expectativa é que o imunizante fique pronto em tempo recorde.
Crédito da foto: UOL Notícias
A corrida por uma vacina contra a covid-19 mobiliza o mundo inteiro e deve chegar a um resultado em tempo recorde.  Porém, mesmo com mais de 100 iniciativas em curso, a solução para a pandemia ainda deve demorar alguns meses.
No último dia 23,  um artigo publicado na conceituada revista médico-científica The Lancet mostrou que a vacina desenvolvida pela Universidade Oxford, no Reino Unido, a mais avançada segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e já em teste no Brasil, consegue induzir uma efetiva resposta imunológica.  Neste mesmo dia, também chegaram ao Brasil as doses da vacina chinesa que será testada no país.

Crédito da foto: Portal PEDMED. Com

O processo para aprovação de uma vacina é trabalhoso.  A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária é rigorosíssima (o que é profundamente certo) seja no que diz respeito a medicamentos em geral, e em particular com as vacinas sejam orais, sejam injetáveisPara a obtenção de sua aprovação se faz necessário a apresentação de dezenas (muitas vezes, centenas)  de testes clínicos.  A universalmente denominada "PESQUISA CLÍNICA".

O passo-a-passo de uma pesquisa clínica
Crédito da foto:      PhotoStock
Primeiro, é realizada a denominada  etapa pré-clínica,  quando são observados como é a produção de anticorpos e que moléculas estimulam essa produção.  

A substância  ainda precisa passar por três fases de testes em pessoas:
― A primeira fase,  busca saber se a substância  NÃO É TÓXICA para o organismo humano,  e quais os EFEITOS COLATERAIS que ela pode provocar.  
―Na segunda,  é testada a sua EFICÁCIA, ou seja:  se a pessoa em cuja a substância foi aplicada,  produz ANTICORPOS contra a doença.  
― E a terceira,  (e última fase),  funciona da mesma forma que a segunda,  porém em LARGA ESCALA.
Crédito da foto:    USP/Setor Saúde
Crédito da foto:    Google Images
Um exemplo de uma clássica vacina, e sua latência no uso,  é a do sarampo.  A doença foi descoberta em 1953,  porém  o imunizante, infelizmente,   só estave disponível em 1963Ou seja: 10 anos após a descoberta da doença.
No entanto, com a covid-19, em hipótese alguma demandará esse tempo. 

Por que o desenvolvimento da vacina para a covid-19 será mais rápido?

Crédito da foto?  Tecmundo.com
Com a covid-19, no entanto, várias empresas prometem vacinas  ainda este ano.  A professora Anamélia Lorenzetti Bocca (da Universidade Federal de Brasília)  concebe que a vacina estará disponível de forma acelerada.  Isso se dará  por alguns motivos específicos no caso dessa pandemia.  Um deles é a quantidade de dinheiro destinado, internacionalmente,  nos Centros de Pesquisas ;  e o outro é ser o vírus uma variação de dois outros patógenos já bem conhecidos:  Sars e Mers, responsáveis por epidemias em 2003  e 2012, respectivamente.
"A fase pré-clínica já se encontra concluída.  Agora, os pesquisadores estão fazendo TESTAGENS EM MILHARES DE PESSOAS ao mesmo tempo", explica a professora Anamélia. "Nós só estamos nesse ponto hoje porque houve muito  investimento antes por parte de nações europeias  e asiáticas”.

AÇÃO GLOBAL
No último dia 17,  a OMS anunciou o projeto Covax Facility, uma ação global que pretende garantir acesso rápido,  justo e igualitário às vacinas da covid-19 quando estiverem prontas.  Ao todo, 165 PAÍSES ESTÃO ENVOLVIDOS.
Crédito da foto:     Canal  Tech
As nações de renda alta ou média terão que pagar pelos custos de suas vacinas,  o que envolve o Brasil, e os de renda baixa receberão um financiamento para arcar com as despesas.  A OMS tem como meta distribuir  DOIS BILHÕES DE DOSES , pelo mundo,  até o fim de 2021.

NOSSA SITUAÇÃO
 
Crédito da foto:     Terra.com
O acordo feito entre Brasil e a Universidade de Oxford é que, caso a vacina seja aprovada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , Rio de Janeiro,  será a responsável pela produção das doses no país.   A expectativa é que, inicialmente,  sejam produzidas 30 MILHÕES DE DOSES.  Serão priorizadas pessoas que estão dentro do grupo de risco, como idosos, e também profissionais de saúde
No caso da vacina chinesa, o acordo foi feito com o Instituto Butantanem São Pauloque teria os direitos de produção no Brasil, caso a vacina seja aprovada. 

Crédito da foto: UOL Notícias
FELIZMENTE, O CAPITÃO & Cia,  ESTÃO DISTANTES DESSAS AÇÕES.

É triste por um lado, e exaltante por outro,  que o “messias” esteja mais ocupado em divulgar a sua droga miraculosa para os ouvidos dos seus fanáticos seguidores , e para as emas que vivem no Palácio da Alvorada.
Crédito da foto:     ADRIANO MACHADO   /    REUTERSREUTERS

Triste,  por ser o nosso Brasil alvo de zombarias,  por parte de dezenas de países, dirigidos por governantes que estão voltados para o socorro de seus concidadãos vitimados pela covid-19.   Esses estadistas,  ou arregaçam as mangas e vão desenvolver trabalhos em unidades de sáude, ou buscam empenhar-se no apoio às iniciativas médico-científicas de soluções para amenizar a severidade da terrível pandemia.
Mas ao lado da tristeza que nos referimos acima, existe a exaltação.  Ou seja, enquanto odoutor Jair se ocupa em, criminalmente e criminosamente,  transgredir as determinações do fundamental isolamento, ao dar rolês com sua motoca (sem máscara) , espalhando SUA CONTAMINAÇÃO para os garis em seu entorno
Crédito da foto:         FOLHAPRESS /  REUTERS
Ou enquanto ele se “encanta” pateticamente  em exibir-se para os repórteres fotográficos, divulgando sua ineficaz droga para as EMAS do Palácio do Alvorada (uma variação dos seus  delírios nas redes sociais,  seu brinquedo diário) .
Crédito da imagem:   Twitter. @Jair Bolsonaro
Crédito da imagem:  Facebook  @Jair Bolsonaro


Crédito da foto:    EVARISTO SÁ    /   AFP
Enquanto ele se jacta em SUAS PALHAÇADAS,  nós podemos reservar nossos pensamentos e ações solidárias,  cada vez mais imensamente,  para os nossos  familiares,  para nossos companheiros de toda classe social, independente de gênero e de cor.
E abominamos  sua gaiatice, e sua infâmia quando disse,  em 28 de abril ― ao tomar conhecimento que número de vítimas da covid-19 era de 4.443 mortes Todos vão morrer um dia.  E daí?  Não sou coveiro.  Sou Messias, mas não faço milagres.
Crédito da foto:  Jornal de Brasília
Crédito da foto:     Paulo Lopes   /    Futura Press

Esse é o motivo da exaltação que ressaltamos no parágrafo anterior:  SABER QUE SÓ EXISTE UM  Capitão Messias Bolsonaro  o desajustado que se elegeu, acidentalmente no segundo turno, em 28 de outubro, com 55,13% dos votos válidos.  
E deste então apresenta-se no picadeiro do seu circo mambembe, gozando dos aplausos dos seus medíocres seguidores
E que graças aos céus,  NÃO SOMOS NÓS.



FONTES:  O Estado de S.Paulo  /  A Folha de S. Paulo / Jornal de Brasília / Correio Braziliense  / VEJA  /  ÉPOCA  / ISTO É /  VALOR Econômico /  The New York Times /   UOL Notícias / Futura Press / Facebook / Twitter / 



8 comentários:

  1. Meu Querido Amigo, você não é capaz de imaginar o tamanho de minha alegria, ao receber sua postagem no meu Whatsapp. E a imensidão do meu prazer que tive ao ler seu TEXTO. Melhor dizendo (e lhe tomando emprestado o título), suas REFLEXÕES. -- Mas me deixe ir direto ao alvo do meu comentário. Ele tem por fim, lhe APLAUDIR (de pé) pela abordagem do empenho que pesquisadores desse mundo a fora, estão tendo para que AS aVACINAS cheguem VOANDO, a jato. --- E, por fim (ai que dó que tenho que encerrar o meu comentário), e por fim você passa, inteligentemente, para arreganhar a bandidice do Bolsonaro. --- SAUDADES de Você, meu poeta, meu cronista, meu contista, meu jornalista, meu inesquecível AMIGO. Beijos da Maria Stela (e de Passo Fundo, e do RS)

    ResponderExcluir
  2. Maria Stela, minha Doce Amiga: foi bom demais saber de você. Ouvir sua voz (sim, porque sua escrita é sonora, tem o encanto da melodia dos cantos passarinhos, dos assovios do vento nas beiradas das praias).Ouvir suas palavras delicadas no seu doce comentário me transportou para aqueles momentos maravilhosos do nosso jornal "OPINIÃO". Eita, tempo bom, Stela! Embora o medo dos tacões dos milicos repressores era uma constância, nos faziam bem, porque nos faziam nos soldar nossos corpos em um só. Eita, tempo "bão". --- Ainda TENHO. os 38 exemplares; da nossa revista-jornal "OPINIÃO". Relê-los nesta QUARENTENA ESSENCIAL tem me alimentado a alma. Para poder estar próximo do paraíso, você deveria estar junto à mim. NÃO ME ESQUEÇA.

    ResponderExcluir



  3. Olá, Maria Stela, te falo por intermédio desse espaço do BARRACO que o Lago ("Lago-Lu" kkkkk)criou fazem uns 15 anos. Li que você (e ele, na resposta dele) voltaram no tempo para o OPINIÃO. ("O" ou "A") Aquele nosso veículo era UM jornal, ou UMA revista? Era MACHO ou FÊMEA? Uma coisa, ou outra, nu importa. Era UM TESÃO. Ainda tenho no nariz o cheiro das tintas da impressora. E na boca o sabor das inúmeras doses do Steinhager tomadas antes das tulipas de chopp. (E não venha me chamar de bebum, como você costumava me rotular brincando, todo final de tarde, lá no Manolo's Bar. Me lembro sempre que a pauta das edições do OPINIÃO era discutida entre copos, taças, rodelas de linguiça e batatas fritas. E quanto mais bebiamos, mais "redonda" ficava a futura Edição. Vou ficar aqui esperando tua resposta. AQUI. Porque como não tenho dinheiro pra botar crédito. Afinal, Acho que o Lago-Lu criou esse espaço pra isso mesmo. BYE, BYE. --- Zé Valladão (com dois L sempre) kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Valladão, meu Caro Amigo ��esse espaço é para comunicação entre todos nós. Esse é o propósito dele. O problema para elinar a ANONIMIDADE (aparecer o endereço, etc.) é ter os comentaristas uma URL. E a exigência da formatação do Blogger. Só isso. Outros canais de bate-papo não tem essa exigência. ---- Dito isso, está sendo MARAVILHOSO "ouvir" você e a Stela. Como você deve ter notado, ela me mandou um comentário saboroso lá de Passo Fundo. Bom demais!... Ficou melhor ainda saber de você. ABRAÇÕES, Valladão.

    ResponderExcluir
  5. Feito! Entendi a exigência do hospedeiro Blogger. Então iremos bater nossos papos lá no Direct (Instagram). Aqui nos limitarmos a COMENTAR AS POSTAGENS. --- Beijo e Abraços. --- Zé Valladão 🎶

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, Valladão. Acabei de falar com a Stella, pelo WhatsApp..ABS, meu Amigo ��

      Excluir
  6. O que mais me chama atenção nesse MARAVILHOSO Blog, são as CITAÇÕES DAS FONTES (o que só órgãos informativos ÍNTEGROS e ISENTOS assim procedem). Agindo assim Vocês ESTÃO COMBATENDO as FAKE NEWS. Parabéns. Também existe, por parte de Vocês, a honradez dos CRÉDITOS DAS IMAGENS usadas. Todo órgão informativo, SÉRIO e ÉTICO, seja político ou social, assim se comportam. Meus PARABÉNS. Meus muitos APLAUSOS. Juliano Antunes de Almeida. Santana. - São Paulo Capital.

    ResponderExcluir
  7. Caro Amigo Juliano, ficamos gratos por suas palavras incentivadoras. As citações das fontes, assim como os créditos das fotos e imagens, são procedimentos de todo veículo IDÔNEO. É uma exigência social e legal. Também é uma maneira de de dar combate às nefastas FAKE NEWS. Mais uma vez, muito obrigado. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir