sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A História se repete:  TAL E QUAL.

― Este texto está sendo publicado em O GLOBO e, em versão, no The New York Times

 Não há quem não saiba quem foi Adolf HITLER,  mas nunca é demais falar dessa infame figura da História da Humanidade,  que se tornou responsável pela morte de 6 milhões de judeus;  2 milhões de ciganos;  3 milhões de homossexuais; bem como:  de negros; de comunistasde  pessoas com deficiência física e intelectual;  de protestantes dos ramos Testemunhas de Jeováe Adventistas; e de  líderes sindicais.

O NASCIMENTO DA TIRANIA.

Em 1923,  um medíocre cabo do exército austríaco  que houvera sido parido em 20 de abril de 1889  com o nome de Adolf Hitler criou o  ultra-conservador  Partido Nazista que,  em 10 anos tornou-se o maior partido político alemão,  tendo o facínora Hitler com seu líder. 

Em 30 de janeiro  de 1933 – o ordinário cabo que antes houvera sido preso ao manifestar-se  por melhores soldos de si próprio e de seus companheiros de farda assumiu o poder em uma eleição por votos escritos e que,  por isso, foi facilmente fraudada.   Denunciada a fraude pelo Parlamento,   Adolf Hitler deu um golpe de estado,  e assumiu o poder criando a Alemanha Nazista.  Em seguida, ele montou um staff de militares de altas patentes que se tornaram  fiéis  cumpridores absolutos de suas ordens. 

CULTO À PERSONALIDADE.

Hitler em 1937 - Crédito da foto:  Der Stürmer  (edição de julho de 1937)
Sob seu governo,  Hitler foi objeto de um extenso culto à sua personalidade.  Passou a  ser chamado pelos seus seguidores  de Mito  (“Führer “),  e a ser adorado notoriamente pelas  mulheres.    

Em muitas de suas visitas,  ao caminhar por ruas de cascalhos,  as mulheres beijavam os pedregulhos e,  inúmeras delas, os engoliam.  ― Ele é um mito divino!",  gritavam elas,  procurando justificar a insanidade de comer os pedregulhos recém  pisados pelo Mito austríaco-alemão.


Seus retratos foram pendurados em locais públicos em toda a Alemanha e a saudação Heil Hitler ("Salve Hitler") tornou-se obrigatória mesmo entre civis.

Para assegurar a máxima difusão de seus ideais, foi instituído, logo após a tomada do poder pelos nazistas em 1933,  um Ministério da Propaganda, que até 1945 manteve total controle sobre as produções culturais no país.  Presidido por Josef Goebbels,  o Ministério teve Hitler como um dos principais focos de propaganda,  glorificando-o como um líder heroico e infalível e contribuindo fortemente para seu culto à personalidade.

Goebbels, ministro da Propaganda, o grande difusor das sandices nazistas - Crédito da imagem The Guardian

Uma demonstração do fanatismo nazista:  Hitler é saudado por uma formação de militares - Crédito da imagem:  Life Magazine

A máquina da propaganda nazista fez de Hitler um "mito"   - Crédito da imagem:  Der Stürmer (1943)

Exposição de seu traje quando de sua
posse.

Ao completar um ano da sua “posse’’,  Hitler convocou uma reunião de seus ministros de Estado para que fosse visto o seu esmerado uniforme usado quando da sua “instalação no "poder”.   Estiveram presente além de Joseph Goebbels,  mais 7 ministros:  Albert Speer,  Joachim von Ribbentrop , Walther Funk, Wilhelm Frick,  Alfred Hugenberg,  Hjalmar Schacht, e  Richard W. Darré.

Exposição do traje usado por Hitler quando de sua "posse"  -  Crédito daa foto:  Der Stürmer (1934)

A REPRISE DO FILME.

Terça feira,  dia 8 de dezembro,  com elevado intuito de comemorar  a data de sua posseainda que levemente antecipadaum certo Capitão Cloquina convocou  6 elementos do seu staff de MINISTROS para participarem da EXPOSIÇÃO DOS TRAJES usados por ELE,  J. Messias, e por sua digníssima  mulher,  a senhora dona Giselle, primeira-dama da Patria Amada Brasil―  Essa antiga terra que os nativos donos  chamavam de Pindorama, e que hoje tem como slogan  Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.  –  Aliás,  por pura coincidência,  similar ao slogan criado por Hitler para a sua Alemanha Nazista: – “Deutschland über alles”   ( Alemanha acima de tudo.”) 

Crédito da foto:  TV Brasil;  e TV Globo / O Estadão (divulgação)
Mas, vamos continuar!...  Vamos arrolar os nobres ministros convidados e que se fizeram presente à exposição dos trajesSão eles:  Luiz Eduardo Ramos,  Walter Braga Neto,  Ernesto Araújo, Jorge Oliveira, Onyx Lorenzoni,  e  Marcelo Álvaro Antonio Eles largaram,  prontamente,  seus dignos afazeres para participar da breguice.   Afinal,  ordem dada pelo Mito“ ,  pelo Führer  tupiniquim,   tem que ser obedecida sem questionamentos.

Em resumo: ― QUALQUER SEMELHANÇA COM PESSOAS VIVAS OU MORTAS, notoriamente com o dantesco  mito Adolf Hitler, É PURA COINCIDÊNCIA. ― (Ou não?)


FONTES BÁSICAS DESTE ARTIGO :  História da II Guerra Mundial (R.A.C Parker) / História Geral (Claudio Vicentino)  /  Der Stürmer (jornal alemão 1923-1945)

FONTES COMPLEMENTARES  DESTE ARTIGO:   O Estado de S. Paulo / O GLOBO / The New York Times /  Veja-Abril / ISTO É / ÉPOCA  / The Washington Post  / Folha de S. Paulo / TV Globo  / G1 / Jornal de Brasília /  Jornal Braziliense / REUTERS / AFP

 

COMENTÁRIOS:

Os comentários podem ser enviados diretamente para a direção do Blog utilizando-se do e-mail:

luis_lago1990@outlook.com

 

Ou, se anonimamente, utilizando-se do espaço específico abaixo.

 







8 comentários:

  1. Eita, Lago, meu Querido Amigo, você está CADA VEZ MELHOR. Tal e qual as saborosas cachaças de Salinas. Kkkkk E por falar em analogia, a que expôs é de um PRIMOR de INTELIGÊNCIA incomparável. --- Finalizando, você notou como o Capitão Cloroquina está se penteando como o FACÍNORA HITLER se penteava? Acho que você, como psicólogo, explica bem. --- Meu jornalista Luís Lago, um MUNDARÉU DE APLAUSOS. -- Zé Antônio, de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Antônio, meu Grande e Querido Amigo!... Receber suas palavras carinhosas e INCENTIVADORAS, é tudo de maravilhoso neste mundo! Te agradeço muito, muito, e muito!... NUNCA se esqueça que aprendi muito com você. --- E,por fim, meu Querido Amigo, eu confesso que GOSTEI DEMAIS DO QUE ESCREVI. (Acho que esse ORDINÁRIO capitão me inspira. Me motiva. (E não é só porque me leva a VOMITAR. --- ABRAÇOS ENORMES.

      Excluir
  2. OLÁ, meus Amigões LAGO e Zé Antônio. BOM DIA!... Quero meter minha colher nesse angu do papo delicioso de Vocês. É manhãzinha aqui em Uberaba. E ler suas mensagens, DEPOIS de me DELICIAR com a nova EXTRAORDINÁRIA Postagem do BARRACO é encher meu Sábado de ALEGRIA e de DESLUMBRAMENTO. --- ABRAÇOS de mim e de Uberaba. --- Mauro Soares.
    MARAVILHOSOentree

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro, antes de tudo, um dia maravilhoso para Você e para Uberaba! Dito isso, te agradeço de todo o coração tuas palavras carinhosas. Você vale ouro, Mauro! De quilates muito superiores àqueles quilates das toneladas de ouro que foram roubados das Terras Mineiras, como fazem, agora, com as madeiras Amazônicas. Mas, as BANDIDICES, brevemente, se findarão. Continue em sua luta por dias melhores para Minas e para o nosso Brasil. Eles amargarão as BANDIDICES que praticam agora. --- MIL ABRAÇOS, meu Querido Amigo LUTADOR.

      Excluir
  3. Pessoal Querido!... Meus enormes gritos de BOM DIA!!! Estou ainda molhadinha pelo "gozo" que senti ao terminar a leitura desta Postagem do nosso BARRACO. Li, e reli 3 vezes. Confesso que cada vez mais, o PRAZER aumenta mais e mais... Ei, LAGO, tenha dó dessa tesuda!... Vê se na próxima Postagem, reduz a GIGANTE BELEZA. O GIGANTE PRIMOR. --- Meus PARABÉNS, com meus gozos, e meus BEIJOS. --- Vera Amaral, da Aclimação, de minha LINDA Sampa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Verinha, meu Doce!... Você é maravilhosamente DIVINA!!! Que sabor de Mensagem! --- Realmente, e sem falsa modéstia, a Postagem saiu do forno, abrasadoramente FANTÁSTICA. --- Mas, isso só fica assim, não por mim sozinho, senão pelo calor saboroso que me chega quando sem Vocês todos e em VOCÊ em particular minha eternamente MARAVILHOSA Verinha, minha Querida AMIGA de tantos anos. --- BEIJOS. Muitos, muitos, e muitos!

      Excluir
  4. Bah Tchurma BUENOS DIAS. Cheguem aqui no meu Rincão. Apeem se assentem, e survam-se de uma cuia de Chimarrão. Pois que tenho muito que palavrear. Pra início de prosa, devo confessar que assim como a Verinha, fiquei muito tesuda
    . Mas, meu tesão era a de ir lá naqueles anos 30 / 40, agarrar aquele VEADO FACÍNORA, dar-lhe uma boa surra de cinta, arrear ele, por-lhe uma sela (sem pelego) e dar-lhe chibatadas mas ancas, enquanto dirigia ele para todos os Campos de Concentração que ele criou. Depois amarrava ele num pé de pau e deixava ele sem água e sem bóia até seu sumiço. --- Ah, filho de uma vaca puta!!! Tu não me conheces!... Anita Hamingler, Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita, minha tão Querida AMIGA. Compreendemos, todos nós, a sua revolta. Também, sentimos os mesmos desejos de penalizar aquele FACÍNORA e seus seguidores fanáticos pelos horrendos crimes cometidos. Eles foram julgados em Nuremberg. Foram julgados, condenados, e MORTOS por enforcamento. Os FACÍNORAS Hitler e seu ORDINÁRIO ministro de Propaganda Goebbels, deram, eles próprios seus fins
      . Se suicidaram. --- Mas, sabemos todos nós, a História e uma roda cujos giros se repetem sempre. -- Assim é que DEVEMOS ESTAR ALERTAS. Como nas árvores o mal tem que ser extinto. CORTADO PELAS RAÍZES. --- Todos nós te AMAMOS MUITO, Queridissima Gaúcha! MUITOS BEIJOS, Anita.

      Excluir